-
Arquitetos: Paul Bernier Architecte
- Ano: 2021
-
Fotografias:Raphaël Thibodeau
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno apresentou um grande desafio. Uma área muito pequena localizada fora da linha de inundação de 100 anos, que deve ser mantida intacta de acordo com os regulamentos de planejamento urbano.
Os clientes e o arquiteto viram nisso um desafio interessante. O perímetro definido pela linha de inundação e vários recuos esculpem o impacto do volume conferindo uma forma particular.
O barco nas árvores
A cabana deveria ser pequena, mas otimizada de acordo com as necessidades dos clientes e as características do local. É percebida como uma caixa de madeira protegida por um grande teto branco, que sustenta um volume elíptico sugerindo a forma de um barco avançando em direção ao lago. No interior, o quarto principal ocupa a proa deste barco, com a sua série de colunas de aço apoiando a cobertura e oferecendo uma vista panorâmica sobre o lago e o pôr-do-sol.
Os proprietários apelidaram a casa de campo de "Le bateau dans les arbres" (o barco nas árvores). Visto desde a rua tranquila em frente à propriedade, o formato incomum do chalé intriga os transeuntes e anima o bairro.
Aberturas
Na frente, no térreo, uma grande janela forrada com ripas de cedro espaçadas confere à fachada um efeito semitransparente, ao mesmo tempo que protege a privacidade dos ocupantes. Os grandes painéis de madeira deslizam para fora, permitindo aos ocupantes abrir ou fechar a fachada voltada para a rua. Na posição aberta, um painel deslizante também proporciona privacidade à varanda com vista para o lago.
Na parte posterior, uma grande janela abre os espaços do térreo com vista para o lago. No verão, quando as portas de correr estão abertas, o vento sopra através das cortinas, proporcionando a sensação de estar navegando no lago.
O grande telhado
O grande teto branco, sustentado por finas colunas de aço pintadas, se estende na frente, nas laterais e na parte posterior, protegendo o interior do superaquecimento. Também cria uma grande varanda que abriga da chuva e protege um terraço na parte posterior projetando-se para o terreno como uma doca no lago. Este telhado é coberto por um jardim com terraço acessível a partir do quarto principal, com vista para o lago.
Vida no campo
O minimalismo na sua vertente e nos seus espaços, a sua abertura para o exterior, assim como os seus robustos pavimentos em concreto, conferem ao volume uma simplicidade típica da vida de uma cabana.
À noite, o proprietários se reúnem ao redor da lareira como fariam do lado de fora em torno de uma fogueira.